Skip to content

PSOL É SOLIDÁRIO A PROFESSORES DO ESTADO

dezembro 19, 2011

Os sucessivos golpes contra os direitos do magistério estadual são episódios de violência contra os trabalhadores e a educação de Sergipe que devem nos servir para desnudar o verdadeiro caráter do governo Deda (PT).

O tratamento dispensado pelo governo e sua base aliada ao apelo e reivindicações dos professores é simplesmente vergonhoso. Não guarda nenhum sinal de compromisso com a causa dos trabalhadores e suas lutas. Dizem Amém aos ditames neoliberais que retira direitos dos trabalhadores.

Antigos ativistas de movimentos sociais, como um dia foram Deda, Gualberto, João Daniel, não têm o mínimo pudor em assumir o papel de defensores intransigentes de uma ordem injusta e desigual.

Embriagados pelo poder, perderam toda noção do sentido histórico da luta anti-capitalista. Limitam-se hoje a parodiar os dominantes e opressores, assumindo para si o papel de administradores da crise social e política do sistema capitalista. Ao invés de se colocarem como instrumento dos trabalhadores e oprimidos, preferem fazer de conta que seja possível aprimorar uma máquina falida.

O que o governo Deda (PT) pretende é, simplesmente, descumprir uma Lei nacional. A alegação de que faltam recursos para pagar o enquadramento dos professores em 2012, não se sustenta. Bastaria redimensionar o orçamento, dando prioridade ao pagamento do Piso. Mas o governo lança mão de expedientes para confundir a população quanto à garantia do pagamento do piso dos professores em 2012, alegando deficiência de recursos, contudo o próprio governo prever 18,6% de aumento de receitas.

O piso é uma conquista fruto de muitas lutas, e a aprovação da extinção do nível médio do quadro permanente é mais um golpe do governo DEDA para acabar com a valorização do magistério. Manobra orquestrada pelo governo no apagar das luzes do exercício de 2011, subestimando a capacidade de mobilização e organização dos professores, mas os professores mostraram a sua capacidade de organização.

 

Sabemos que enquanto persistir esse sistema capitalista, os trabalhadores seguirão impedidos de conquistar a satisfação plena de suas necessidades materiais e culturais, não importa o alcance de suas vitórias sindicais. Entretanto, essas lutas são fundamentais para a conquista da organização e da consciência que pode fazer da classe trabalhadora uma força capaz de superar o capitalismo e construir uma nova ordem social, o Socialismo.

São por esses motivos que o Partido Socialismo e Liberdade de Sergipe apóia sem reservas as lutas dos professores e repudia a truculência do rolo compressor para triturar os direitos dos professores e acabar com a Carreira, Repudiamos os deputados que aprovaram o projeto.

Convocamos todos os trabalhadores e a população de Sergipe a prestar solidariedade aos professores em sua luta pela aplicação do Piso Nacional e a somar conosco na luta contra o sistema capitalista e os governos que o sustentam.

 Marcélio Oliveira – Presidente Estadual do PSOL/Sergipe

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. marcos ribeiro marques permalink
    maio 20, 2012 5:55 pm

    Sou da cidade de Salgado, gosto de politica seria e limpa mas não é o que o povo da cidade de Salgado não tem por falta de um partido autonomo e que não é atrelado ao dominates de nosso estado e por isso seria interesante a abertura de um diretorio municipal aqui em salgado para criarmos um grupo politico que tenha responsabilidade adiministrativa e social, dependemos de um partido coerente e por isso o psol e a melhor opição para costruir um grupo independente.

Trackbacks

  1. PSOL Sergipe manifesta solidariedade militante aos professores estaduais « PSOL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: